terça-feira, 19 de abril de 2011

Falando de mim....

No ano de meus 33 anos (Como diria Gabriel Garcia Marques) quis dar-me de presente algo com o qual sonhava desde criança: A felicidade. Sempre li relatos sobre a felicidade em revistas, livros e depoimentos, mas nunca tive a verdadeira crença de que se poderia “ser” feliz, sempre acreditei no “estar” feliz. Comecei procurando a tal felicidade na farmácia, mas lá me disseram que a felicidade não se encontra em comprimidos, cápsulas ou frascos. Resolvi tentar a igreja (que geralmente é o refúgio dos desesperados e onde se encontra os mais felizes e ironicamente satisfeitos), lá também não encontrei porque percebi que pra ser feliz ao estilo “igreja” teria que ser hipócrita e viver um mundo transcendental e paralelo ao mundo real. O próximo passo foi buscar felicidade nos amigos, no inicio foi ótimo, mas com o tempo reparei que a durabilidade desse tipo de felicidade se baseia naquilo que você tem ou naquilo que você pode oferecer, para a grande maioria, ser amigo significa ser casado, com a diferença de que só se vive bem na saúde e na fatura e o sentimento se esvai antes que a “morte os separe”. Como já parecia óbvio, o próximo passo foi tentar encontrar a tal felicidade na minha família. Era tão óbvio que, obviamente, não obtive sucesso na procura, tendo em vista que a minha família (que deveria ser o sustentáculo de tudo) era a mais desarmônica possível, cada parente no seu canto e cada um se esquecendo que o conceito “família” Vem de união e satisfação conjunta. Finalmente dei o “tiro de misericórdia” e fui procurar a tal felicidade no amor. Neste sim me afundei de vez... Descobri que pra ser feliz através do amor deveria ser falso, mentiroso, deveria relevar tudo e aceitar qualquer coisa. Descobri que quando se fala a verdade somos ignorados e abandonados. Descobri que quem busca felicidade no amor geralmente não quer encontrá-la. Depois de tanta procura entendi que a felicidade é pessoal e intransferível. Devemos “estar” felizes o maior tempo possível sem procurar cópias, sem querer nos identificar na felicidade da outra pessoa. Continuo não encontrando, mas também continuo procurando em mim mesmo aquilo que me deixa feliz, mesmo que momentaneamente..... Isso tudo ocorrido no ano dos meus 33 anos, que venha os 34....

9 comentários:

  1. Peço a meus verdadeiros amigos que excluam de suas mentes esse texto de devaneio. O passado jamais refletirá no meu e no nosso futuro... Amo vcs sem demagogia.

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo a real+idade!!! Com o tempo aprendemos não a sermos dessa maneira como a vida exige, mas a sermos menos exigentes conosco... A vida, o tempo e principalmente as pessoas a quem amamos, nos ensinam a viver e a sermos mais tolerantes com o próximo... É um aprendizado doloroso... mas necessário!!!
    Bem vindo ao mundo dos blogueiros!!!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. É verdade lê... Como diria Nelson Rodrigues:

    "A cada dia devemos aprender a viver a vida como ela é."

    Grande abraço e obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  4. A vida é assim mesmo cheia de desilusão, mas acho que o que você procura é objetivo de vida,
    e isso meu amigo agente só encontra um que tenha sentido e que valha apena: o querer do bem estár do nosso irmão, e a felicidade não está em uma dessas coisas que você procurou isoladamente, mas em todas elas há um pouco. Não podemos realmente ser radical em tudo aquilo que nos é posto à acreditarmos, mas podemos e devemos tirar proveito de tudo em benefício de nossos irmãos, afinal não estamos sós neste mundo, e não adianta querer ser feliz sem eles.
    Valeu um abraço, e sinto saudades dos velhos tempos quando era uma criança ingênua e sem maudades, onde conversando com você sempre aprendia algo sobre a vida meu amigo. E pelo visto você continua a nos ensinar.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado por tudo meu amigo Bruno...muita saudade sua...abraço

    ResponderExcluir
  6. Família desarmônica, amigos falsos, amores sem função, o que dizer????
    Felicidade não é aquilo que buscamos para noso interior e sim aquilo que flui de nós. Sua busca tem sentido mas está sem foco. Em face de uma família desarmônica, de amizades sem sentido, de amores fracassados, há algo que realmente traz felicidade. "JESUS"
    Quando abandonamos o que é felicidade todo o resto é um devaneio!

    Abraços do seu "Desarmônico irmão"

    ResponderExcluir
  7. O intuito desse blog jamais vai ser causar polêmica ou discussão. São meus pensamentos e sentimentos traduzidos em palavras. Falar em Deus é facil,difícil é vive-lo e é isso que eu tento fazer diariamente. Do meu modo,sem hipocrisia e sem intermédiarios. Qual foi a última vez que vc disse pra sua mãe: Eu te amo?? Acho que certas coisas não custam tanto (mesmo estando longe) e talvez pra que uma pessoa possa viver melhor basta apenas que se diga e se sinta essas palavras. O que vem do coração ninguém jamais conseguirá subverter Pense nisso...fica a dica. Amo vcs no amor de Deus...

    ResponderExcluir
  8. -------------------aos meus amigos----------------------

    "Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril"

    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  9. Sabio fernando Pessoa....Sábio rogério Simim....Saudades de vc Irmão....

    ResponderExcluir